top of page
Qual a qualidade
das em Portugal?
- A Importância da Empatia -







Novo Estudo
-
1. A Empatia é a qualidade mais valorizada nas lideranças3 em cada 4 referem a Empatia como uma das principais competências de um líder. A Empatia é qualidade mais referida como necessária numa liderança.
-
2. Lideranças diretas com nota positiva; CEO nem tanto A avaliação global da qualidade das lideranças diretas é positiva com 62% a considerarem que é boa ou muito boa. Em contraste, relativamente às lideranças de topo, apenas 43% das pessoas consideram-na boa ou muito boa e mais de um terço (36%) classificam-na como má ou muito má.
-
3. O Propósito é a área menos trabalhada pelas lideranças Apenas 56% confirmam: "O meu líder ajuda-me na descoberta do significado e do propósito no trabalho"
-
4. Práticas de empatia nas lideranças: umas sim, outras nãoApenas 58% reconhecem que a sua liderança tenta colocar-se no "lugar do outro" e apenas metade reconhece que o seu chefe dedica tempo regular e exclusivo a cada pessoa.
-
5. Lideranças impactam muito para além do desempenho 88% referem que a liderança tem impacto positivo ou negativo na sua satisfação com o trabalho e 81% referem o impacto no seu bem-estar
-
6. Lideranças são responsáveis pela saída de talento… 81% dos respondentes confirmou ter ponderado sair por causa da sua liderança direta e, destes, mais de metade (56%, que correspondem a 45% do total dos respondentes) confessou ter efetivamente saído por causa de uma má chefia.
-
7. … mas também são peça chave na sua retenção Muito interessante, e talvez pouco divulgado, é o impacto contrário, isto é, na retenção de talento nas equipas. Mais de metade das pessoas disseram, perante uma oportunidade de mudança, ter ponderado ficar por causa da liderança, tendo 79% destes (correspondentes a 45% do total) ficado efetivamente.


Conheça toda a análise e recomendações para as Lideranças e para as Organizações no Relatório.

Sara Midões

Sobre o Estudo
A Community desenvolveu este estudo com o objetivo de compreender como é percebida a qualidade das lideranças em Portugal, medir o impacto da relação com as lideranças num conjunto de variáveis, e aferir a perceção dos indivíduos sobre atitudes e práticas positivas e empáticas das suas lideranças diretas.
A análise conta com 268 respostas válidas, recolhidas entre 18 de Setembro e 19 de Dezembro de 2022.

"Ser-se empático é ser-se humano, antes de mais, mas é também ser-se melhor gestor e melhor líder."
bottom of page